O que fazer e o que não fazer na hora de cuidar da sua roupa?
Conversamos com quem mais entende disso, nossos especialistas em lavagem, para dar pequenas dicas para o seu dia- a-dia.
O que fazer
Sempre lave vestidos de festa após usar.
Mantenha suas roupas que são pouco utilizadas guardadas em um ambiente com baixa umidade.
Tirar as peças do armário de tempos em tempos para arejar já ajuda na conservação.
Lençóis e fronhas devem ser lavados uma vez por semana e edredons uma vez por mês.
Para não ter uma surpresa após a lavagem, sempre analise a etiqueta da peça antes de colocá-la na máquina.
Tome cuidado com produtos para tirar manchas que parecem soluções mágicas, alguns podem descolorir a peça, por isso vale sempre fazer um teste antes de aplicá-los.
Cortinas e tapetes devem ser lavados a cada seis meses, e não adianta uma lavagem em casa, como são peças mais pesadas e com maior exposição, a presença de profissional especializado é fundamental.
Com sabão e amaciante na hora de lavar não tem essa de “quanto mais, melhor”, o excesso desses produtos pode deixar resíduos nas pecas.
O que não fazer
Os detalhes em couro nas suas peças podem parecer pequenos, mas correm o risco de causar um estrago na peça, pois podem soltar tintar. O ideal é tentar isolar esses detalhes antes da lavagem.
Roupas escuras, principalmente de poliéster, que usamos para ginástica, e ferro de passar roupa muito quente e sem proteção são coisas que não combinam.
Ao manchar uma roupa não insista em usar vários produtos para tentar removê-la. O ideal é encaminhar para uma lavanderia, pois a utilização de produtos podem prejudicar a retirada e causar danos ainda maiores.